sábado, 14 de abril de 2012

@

 Excelentes dicas sobre Avicultura Alternativa.  

Excertos  de textos do Site Galinha Hoje (http://galinha-hoje.blogspot.com.br). Conselhos simples mas eficazes para quem quer iniciar uma feliz criação.


 
    Lápis e papel na mão, anote os requisitos básicos para se iniciar uma criação e pense a respeito de cada um deles:  


 1* Passo - O Planejamento da Criação
    *Instalações - Onde seus pintinhos irão estar alojados; Será uma caixa de papelão? um viveiro? Você precisa-se decidir sobre isto, antes de comprar os ``bichinhos``.
    *Compre os pintinhos - Qual raça você irá comprar? Procure se informar sobre a raça disponível em sua cidade, normalmente os mais encontrados são os pintinhos semi-caipira e os label-rouge (pescoço pelado).
    *Compre a ração - Se você optou por comprar pintinhos ao invés de aves adultas, você irá precisar de ração de crescimento para alimentar os pintinhos.

    2* Passo - Indo as compras
   Após pensar sobre os 3 itens acima, é hora de ir ``as compras``. Procure uma casa agropecuária de sua confiança e compre alguns pintinhos, entre 3 a 10 pintinhos já será o suficiente para iniciar sua criação. Procure pelos pintinhos mais robustos e fortes, que demonstrem serem mais ``ativos``, pois eles terão maiores chances de crescerem saudáveis.
    Agora é a hora de comprar a ração, compre um saco de 5 kg fechado de ração de crescimento, será o essencial para os próximos dias.
   Não se esqueça de comprar uma lampada de 60 watts, para aquecer os pintinhos durante a noite.

    3* Passo - Iniciando o Manejo
    Agora é a hora, prepare a caixa de papelão, faça alguns furos na caixa, para que o ar possa ventilar, forre-a com algumas folhas de jornal. Coloque uma vasilha com água fresca, e esparrame no fundo da caixa um pouco de ração. Esses serão os passos básicos dos primeiros 15 dias de sua criação.
   Observe o comportamento dos pintinhos, se eles estiverem muito juntos, aparentando frio, instale a lampada a uma altura segura para aquece-los, se estiverem muito dispersos e com bico aberto, estão com calor, abra a caixa ou os transfira para uma caixa maior.
    Após os 15 dias:
    Após os 15 dias, os pintinhos já estarão maiores, e com uma leve plumagem. A caixa antiga já estará pequena, e uma nova e maior precisara ser substituída; A luz ainda deve ser mantida, mas  poderá ser retirada após os 30 dias de vida. Os pintinhos já estarão com um ``apetite`` maior, e a partir desta idade cada um deve estar comendo aproximadamente 1 kg de ração por mês (30g por dia). 
    Depois dos 35 dias, os então pintinhos, já estarão na fase de franguinhos, podendo complementar a alimentação com verduras e legumes e outros alimentos. A luz para aquece-los já não é mais necessária, e agora eles devem ser transferidos para um abrigo com uma área maior para ``pastarem``.


NORMA PARA OVOS CAIPIRAS





Excelente artigo do Site Legítimo Ovo Caipira, que transcrevemos e endossamos

No decorrer das últimas décadas,o crescente aumento da população mundial acarretou na necessidade da produção massiva de alimentos para atender a demanda.Esta situação resultou em notável modernização dos processos industriais de produção,porem trouxe consigo,como um mal necessário,a utilização de muitos componentes e procedimentos não benéficos para a saúde humana,tais como inclusão de conservantes,flavorizantes,emulsificantes,estabilizantes,corantes sintéticos e tantos outros “antes” mais,sem considerar  a utilização excessiva de sódio,reconhecidamente prejudicial.
Para os alimentos de origem animal e agrícola,aliado a estes fatores,e ainda com maior importância,na fase de produção e processamento vemos o uso indiscriminado de agrotóxicos (muitos já proibidos em outros paises),fertilizantes sintéticos,herbicidas,inseticidas,manejo inadequado do solo e culturas,manejo de rebanhos e aves em regime de confinamento,inobservância a protocolos de confôrto animal,ausência de controles sanitário e de biosseguranca,utilização indiscriminada de antibióticos e promotores de crescimento,condições de transporte e armazenamento,enfim sao tantos os fatores que afetam diretamente os alimentos,desde a produção até as nossas mesas,que teríamos uma lista infindável.
A exemplo de paises mais desenvolvidos do que o nosso,o consumidor brasileiro esta cada vez mais esclarecido e consciente quanto a importância que a nutrição tem em nossas vidas,desde a mais tenra idade até as mais avançadas,e por conseguinte,mais exigente com relação ao alimento que coloca no prato.
É notável e crescente a procura por alimentos produzidos de maneira diferenciada dos industrializados,que possam oferecer melhor qualidade de consumo,pela ausência dos fatores acima mencionados.Estes produtos comercialmente conhecidos como orgânicos,ecológicos,caipira,certificados,etc..,tem cada um suas características peculiares de produção,que na maioria dos casos inibe a produção massiva,tornando-os produtos artezanais,o que por consequencia aumenta o seu custo de produção,sem no entanto inviabiliza-los para a maioria do mercado consumidor.
O consumidor paga mais caro por estes alimentos,mas nem sempre sabe porque,face a falta de informação disponibilizada ao mesmo.Muitos pensam que orgânico e apenas um alimento produzido sem agrotoxicos,e caipira um ovo produzido na roça,sendo que estas modalidades de produção envolvem um verdadeiro universo de procedimentos e conceitos a serem observados.É importante que o consumidor,antes de adquirir estes produtos,e pagar mais por eles,informe-se sobre as características específicas destes produtos e as normas de produção que os qualifiquem como tal.
É importante ressaltar que na maioria dos casos,estes produtos são oriundos de pequenos agricultores ou produtores e comercializados em feiras livres,nem sempre observando as exigências de manejo,processamento,controle sanitário,transporte e embalagem preconizadas pelos Orgãos fiscalizadores pertinentes.Tome-se como exemplo a tão comum prática de venda de ovos em embalagens recicladas (proibido pelo MAPA) que certamente ja frequentaram um sem numero de ambientes,até algumas latas de lixo,tornando-se sem duvida um excelente veículo de transmissão de germes,bactérias e outras coisas mais.
O ovo caipira e produzido em condições totalmente diversas das do ovo industrial e sob rígidas e específicas normas do Ministerio da Agricultura Abastecimento e Pecuária(MAPA /DIPOA-Circular Normativa 60/99),desde a linhagem das poedeiras,manejo,nutrição,etc..,sendo que ovo caipira não é uma marca comercial para enfeitar embalagens,devendo-se atentar para nomes meramente sugestivos como ”da roça”,”vermelinho”,”da fazenda”,etc..,que podem estar apenas fantaziando ovos industriais de caipira.
http://granjagalinhafeliz.blogspot.com/2014/03/blog-post.html2014-03-21T18:49:59Zhttp://granjagalinhafeliz.blogspot.com/2012/04/precos-e-fretes.html2014-03-25T13:08:31Zhttp://granjagalinhafeliz.blogspot.com/2012/04/blog-post.html2014-03-22T09:32:24Zhttp://granjagalinhafeliz.blogspot.com/2014/03/blog-post_21.html2014-03-25T13:44:45Zhttp://granjagalinhafeliz.blogspot.com/2014/03/blog-post_7385.html2014-03-25T13:05:57Zhttp://granjagalinhafeliz.blogspot.com/2012/04/blog-post_14.html2014-03-25T11:08:26Zhttp://granjagalinhafeliz.blogspot.com/2012/04/blog-post_7495.html2014-03-24T12:26:04Zhttp://granjagalinhafeliz.blogspot.com/2012/04/blog-post_4147.html2014-03-25T00:56:17Zhttp://granjagalinhafeliz.blogspot.com/2012/04/function-popcbox-cboxwin-window.html2014-03-25T13:10:27Zhttp://granjagalinhafeliz.blogspot.com/2012/04/modelos-de-chocadeiras.html2014-03-25T10:38:26Zhttp://granjagalinhafeliz.blogspot.com/2012/04/entre-em-contato.html2014-03-22T00:39:16Z


Casa das Chocadeiras: casadaschocadeiras.loja2.com.br
Casa das Chocadeiras: casadaschocadeiras.loja2.com.br
Casa das Chocadeiras: casadaschocadeiras.loja2.com.br
Casa das Chocadeiras: casadaschocadeiras.loja2.com.br
Casa das Chocadeiras: casadaschocadeiras.loja2.com.br
Casa das Chocadeiras: casadaschocadeiras.loja2.com.br