sábado, 14 de abril de 2012

Faça uma pergunta

  Faça uma pergunta

Alguma dúvida? Pergunte o que quiser, teremos prazer em ajudá-lo!

Respostas serão publicadas abaixo do formulário. 
foxyform

Ricardo Amaral
como é feito a limpeza da chocadeira?


   Muitos adquirem uma boa chocadeira, enchem-na de ovos e, sendo ovos de boa qualidade (férteis) tiram 60, 70 e até 80% de pintos. Na segunda chocada a eclosão cai para menos da metade e, quase todos morrem logo que nascem ou dentro da própria casca.
Na terceira chocada não nasce nem um pintinho, a maioria nem chegou a se formar dentro do ovo, verdadeiro desastre!
Qual a causa disso? HIGIENE!
Isso mesmo , a falta de higiene é a maior causa do fracasso nas incubações. A chocadeira, quando vem da fábrica para sua casa, está completamente desinfectada e sem o menor resquício de vida microbiana devido ao tratamento à base de resinas alquídicas que se aplica no interior e no exterior da mesma.
Após a primeira chocada, com a natural quebra das cascas dos ovos e consequente nascimento dos pintos, a chocadeira, além de suja pelos restos da eclosão, sangue e penugem dos pintos, fica completamente infectada por diversas bactérias. Aí entra a importância da higienização. Sua chocadeira deverá ser criteriosamente higienizada, com vistas à nova incubação, que deverá encontrar a chocadeira tão limpa quanto veio de fábrica, para que ofereça resultados sastisfatórios.
A seguir enumeramos todos os ítens essenciais à higienização da sua máquina, passo a passo, por favor leia com atenção:
1º Após a retirada dos pintos e com a tomada de força desconectada da rede, desconecte a tomada da bandeja, no interior da chocadeira e retire-a, ponha-a de lado.
2º Retire agora a bandeja de água com muito cuidado para não molhar a chocadeira, ponha-a de lado.
3º Inicie a limpeza da máquina com um pincel macio e sêco, limpe os cantos interiores da chocadeira, é o lugar preferido das bactérias, retire todos os detritos sólidos (restos de cascas e penugem) com o pincel.
4º Passe uma esponja ligeiramente umedecida em água nas paredes laterais e traseira, parte interior da porta, janela de vidro e piso da chocadeira até retirar toda sujeira, enxugue imediatamente com um pano macio e sêco (para sujeiras mais difíceis, umedeça a esponja com detergente diluido em água).
5º Passe novamente a esponja, dessa vez levemente umedecida com um bom desinfetante (Pinho sol, por exemplo), enxugue imediatamente com um pano macio e sêco.
6º Para complementar a higienização, passe mais uma vez a esponja, dessa vez levemente umedecida com Amônia Quaternária (existem várias marcas comerciais no mercado, uma delas é a 'Quatermom') para diluição siga as recomendações da embalagem do produto.
7º Deixe a chocadeira com a porta aberta por 24 horas em local arejado e ilumidado para que receba bem a ventilação e a luz solar.
Observação: Alguns criadores mais ortodoxos, quando desconfiam que colocaram ovos contaminados para chocar e, alguns até esplodiram dentro da maquina, tomam uma medida muito eficaz para desinfecção: com um pincel, pintam o interior da máquina com verniz incolor (paredes laterais e traseira e interior da porta) esse processo desinfecta completamente a chocadeira, devido aos gases liberados pelo verniz, porém, só deve ser utilizado quando se desconfiar que ovos realmente contaminados com doenças foram indevidamente chocados ou esplodiram no interior da máquina.
8º Agora é a vez da bandeja de volteio dos ovos, que foi deixada de lado. Retire toda a sujeira mais graúda que esteja grudada na malha de arame com ajuda de um pequeno estilete ou outro instrumento de ponta fina. Com um pincel sêco e macio retire toda a penugem.
9º Passe uma esponja umedecida em detergente diluído em água, enxugue imediatamente com um pano macio. Repita a operação quantas vezes for preciso a fim de retirar toda sujeira.
10º Estando limpa a bandeja, passe uma esponja, agora umedecida com desinfetante, enxugue imediatamente com um pano macio.
11º Passe novamente a esponja, dessa vez umedecida em Amônia Quaternária (existem várias marcas comerciais no mercado, uma delas é a 'Quatermom') para diluição siga as recomendações da embalagem do produto.
Agora é a vez da bandeja de umidificação (água):
12º Lave-a com uma esponja embebida em detergente e após, remova toda a espuma com água em abundância, enxágue com cândida (água sanitária) ou cloro diluído em água.
Seguindo esse passo a passo da higienização, a máquina estará apta a receber novos ovos e garantir eclosão de até 85% de "ovos férteis". Lembramos que ovos destinados à incubação devem ser limpos de orígem, ou seja, desde a postura em ninhos limpos, até a hora de irem para a incubadora. Jamais se deve tentar incubar ovos sujos, seja de fezes, sangue ou quaisquer outras substâncias. Ovo limpo na orígem é garantia de eclosão e sanidade dos pintos.


Leonardo 
 deitei minha galinha com 15 ovos só que alguns ficaram pores assim que nasceram 05 ela não ficou mas no ninho e restava mas tres ovos quando mim aproximei do ninho que estava com dois ovos escutei os piados, então peguei os ovos e vi que tinha um buraquinho e vi o bico do pinto mas a galinha não estava mas no ninho então o que devo fazer  
 Resposta
Olá Leonardo
 Não entendi muito bem sua pergunta mas, se a galinha abandonou o ninho não há mais o que fazer. Ela não é boa chocadeira. No próxima chocada escolha uma outra galinha e torça para que ela tenha mais extinto maternal. Uma boa chocadeira continua cuidando dos pintinhos vários meses após o nascimento. Boa sorte da próxima vez.


Reginaldo
Lobão, afinal qual é a temperatura ideal para se incubar os ovos ?
Resposta
Caro Reginaldo, a temperatura ideal varia de acordo com o tipo de ave cujos ovos você deseja incubar, normalmente, no caso da galinha e da codorna, a temperatura vai de 37,5°C até 39,0°C. Boa sorte.

Adail
Bom dia lobão, uma dúvida: Quantos dias podemos amazenar os ovos?
Resposta
Bom dia Adail, para ovos colhidos na sua granja até 10 dias, já para ovos enviados "assim que chegarem" devem ir para incubação.

Joseli
Olá, andei lendo num Site que não é preciso virar os ovos dentro da chocadeira, e a chocadeira que eles fabricam não vira ois ovos, isso tá certo?
Resposta 
Olá Joseli, esta operação é necessária pois visa essencialmente, evitar que se formem aderências do embrião à casca e favorecer a circulação sanguínea. Se a incubadora for automática esse movimento é feito por ela. Caso não seja, os ovos devem ser virados no mínimo 3 vezes por dia. Sei que tem gente por aí dizendo que não precisa virar os ovos, só porque fabricam chocadeiras sem movimento mas, veja esta lista de razões para virá-los:
  • Evita a aderência do embrião à membrana interna da casca.
  • Estimula o desenvolvimento da área vascular (membrana que cresce ao redor da gema e é rica em vasos sanguíneos). A área vascular é importante para a formação de fluído sub-embrionário, bem como para a absorção da gema após a incubação.
  • Permite a transferência normal de proteínas do albúmen para o líquido amniótico, promovendo uma utilização ótima do albúmen.
  • Auxilia o crescimento do cório-alantóide (vasos sanguíneos localizados sob a casca) para maximizar a absorção de oxigênio.
  • Os embriões dos ovos não-virados crescem em um ritmo mais baixo em comparação com os embriões dos ovos que são virados a cada hora em 90˚.
  • Facilita os movimentos do embrião até a posição normal da incubação e reduz a incidência do mal-posicionamento nos embriões não eclodidos.                               
 Portanto: Vire-os pelo menos 3 vezes por dia.
 Boa sorte!

Célia
Gostaria de saber, liguei a rolagem da chocadeira no mesmo dia que coloquei os ovos o que vai acontecer agora?
Resposta

Olá Célia
 Não vai acontecer nada de mal, se os ovos forem férteis e novos (até 7 dias de armazenamento), apenas a taxa de eclosão será um pouco menor.
Nas primeiras horas do desenvolvimento do embrião é sempre bom que os ovos fiquem imóveis, descansando dos movimentos que ocorreram  desde à coleta até a entrada na chocadeira.
Se os ovos vierem de uma outra granja, aí sim, é imprescindível o descanso dentro da chocadeira (48 horas sem movimento de volteio).
 Boa sorte e forte abraço

Maria Edinete

boa noite,

em primeiro lugar, os parabenizo pelo excelente projeto! que coisa interessante!!!
moro em Russas/Ce, aposentei-me, comprei uma pequena chácara e estou me dedicando a criação de galinha para corte e também postura para consumo próprio, estou querendo cria-los no sistema orgânico, mas não encontro ração que não seja transgênica, é impressionante tudo é transgênico!
gostaria de saber onde posso encontrar ração não transgênica, o que os senhores puderem passar de informação serei muito grata.
Resposta

Olá Edinete

 Muito obrigado por visitar nosso blog e por nos escrever.
 Bem, o grande problema da avicultura orgânica no Brasil é, justamente, a falta de soja não transgênica, como vc sabe, juntamente com o milho, a soja é o básico de qualquer ração animal.
 Quanto ao milho é fácil, aí mesmo em Nova Russas deve haver quem plante-o sem agrotóxicos, talvez vc mesmo o plante em seu Sítio.
 Tentei, há mais de quinze anos, criar aves no sistema orgânico, desisti por não conseguir a soja e, como substituí-la pela proteína animal seria ainda mais deletério, fui obrigado a usar a transgênica mesmo, o que faço até hoje. Porém, mesmo com o uso dela, a implantação de hábitos simples e saudáveis na granja, como o semi confinamento; a oferta diária de frutas, verduras e muito capim; a presença de galos e um adensamento muito baixo, ajudam a minimizar um possível efeito nocivo causado pela soja transgênica, além de deixar a galinha feliz, muito feliz. Também não crio aves para corte, apenas postura e, não as descarto com um ano de produção, apenas com três, e ainda consigo mais de 70% . Dificilmente minha ração atinge 20% de proteína bruta, gira em torno de 16% e, como adicionamos ao cálculo os 10% (de proteína) do milho, acabo utilizando pouca soja, entretanto, a ave tem que complementar esses 5% que faltam, ciscando minhocas e insetos, o que elas fazem com muito prazer, tenho observado.
 Cara amiga, não sei qual o seu nível de especialização em avicultura, portanto, fico constrangido por estar tentando ensinar algo que lhe seja muito simples e básico, entretanto, se precisares posso enviar "receitas" simples e eficazes das diversas rações utilizadas desde o primeiro dia até os últimos dias de postura.
 Em breve postarei essas formulações no blog mas, enquanto não o faço, posso enviá-las por e-mail com todo prazer.
 Mil desculpas por não ter podido respondê-la à altura de suas expectativas.
 Cordiais saudações,
 lobão.

Masiel Borges
 boa noite queria saber eu coloquei os ovos na minha chocadeira manual hoje e queria saber quando eu posso fazer a virada deles
 
Resposta
Olá  Masiel
Se colocou hoje (Sexta Feira), comece a virá-los Segunda Feira.
Vire-os pelo menos três vezes por dia até o 19º dia. Boa sorte!